Connect with us

Amador

Futsal: Projeto de base local inicia seu vigésimo ano de atuação

© Iriane Porto (Agência Avante!)

© Iriane Porto (Agência Avante!)

São vinte anos de dedicação a um projeto. Duas décadas formando atletas para o futsal nacional e, em alguns casos, também para o futebol de campo. Um trabalho reconhecido além dos limites de Jaraguá do Sul e encabeçado pelo professor Augustinho Ferrari.

Na tarde de ontem, dia 18, teve início mais uma temporada do ‘Projeto Futsal Menor’, do Colégio Evangélico Jaraguá, que atualmente reúne cem crianças e jovens entre 8 e 18 anos, selecionados para compor equipes do sub-8 ao sub-17. Some-se a isso outros 150 atletas do polo da Escola Athayde Machado e do próprio Evangélico.

“Desde o início nosso objetivo foi trabalhar somente o futsal, revelando atletas para a modalidade, mas formando também o Ser Humano”, reconheceu Ferrari, que lamenta o fato de não conseguir manter a equipe sub-20 em atividade, ao menos neste ano.

“Disputamos o Campeonato Catarinense sub-20 desde 1996 e neste ano ficaremos fora. Somos o atual campeão, com vaga na Taça Brasil, que ficou de graça para Joinville”, lamentou. Segundo Ferrari, os atletas da categoria sub-18 que optaram por ficar no projeto serão encaminhados para outras equipes neste ano, para disputar competições na categoria adulto, retornando em 2016.

Ao custo de 180 mil reais ao ano, a iniciativa tem o apoio do Colégio Evangélico Jaraguá, da Leier, da Urbano, da Casa Caipira e do Mano’s Restaurante, além da FME. Serão dez as competições disputadas no decorrer da temporada, pelas equipes treinadas por Ricardo Kuhn (sub-9, sub-11 e sub-13) e Luis Dalprá (sub-15 e sub-17), com o apoio técnico do experiente Renato Vieira e do preparador físico Adair Eleutério.

More in Amador