Connect with us

Atletismo

Atletismo: Patrocínio individual renova a motivação da modalidade

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

Apesar da existência de provas de revezamento, o atletismo é um esporte predominantemente individual. E também de forma individual, a Rôgga Empreendimentos Imobiliários – empresa de Joinville que começa a atuar em Jaraguá do Sul – optou por patrocinar Gabriel Tavares, de 16 anos, uma das promessas da modalidade no município.

Atleta ainda em formação, conforme adianta o técnico Adriano Moras, Tavares compete na prova de decatlo (combinação de outras dez provas), a mais completa da modalidade. Porém, deve se especializar no futuro. “O Gabriel é tão jovem, que a cada dia se destaca em uma prova. Ele ainda está em processo de especialização, pois não alcançou um nível de rendimento onde a gente possa explorar apenas uma prova”, adiantou Moras.

Tavares começou no atletismo aos dez anos, por indicação da fundista Simone Ponte Ferraz, uma amiga de sua mãe, Nelci Copini. “Eu gostava muito de correr e aceitei o convite para ver como seria. Estou motivado e feliz com este patrocínio, pois é muito difícil para um atleta conquistar um apoio individual”, disse.

A iniciativa do patrocínio partiu de Vilson Buss, diretor da Rôgga. Ex-lançador (peso, disco e dardo), se aposentou das pistas e se especializou em outros tipos de lançamentos: o de empreendimentos imobiliários e, porque não, de talentos no esporte. Foi assim com a joinvilense Tamires de Liz – hoje uma atleta olímpica, mas ‘adotada’ por Buss desde os 14 anos – e espera-se que seja com Gabriel.

“Fui atleta e sei o quanto valia ter o apoio de uma empresa. Mas era sempre algo descontinuado e manter a motivação era difícil com esse ambiente. Por isso optamos por um trabalho contínuo, de médio e longo prazo”, afirmou o empresário. “Tornou-se um projeto social. Começou com a Tamires, quando vi todo o potencial dela nos Jogos Abertos de Santa Catarina, com apenas 14 anos. Corria a notícia de que ela desistiria das pistas e percebi uma oportunidade de fazer um projeto de longo prazo”, relembrou Buss, que hoje também apoia individualmente outras duas atletas de Joinville.

Para Jean Leutprecht, presidente da FME, a novidade chega em um bom momento para o atletismo, que ainda neste primeiro semestre deve ganhar a sonhada pista sintética. “É muito importante essa parceria. O Gabriel vem despontado nas categorias inferiores e tem um grande potencial. Isso logo neste ano, onde teremos um acréscimo de qualidade na modalidade, com a reinauguração de nosso Centro Esportivo Municipal e sua pista sintética”, afirmou.

Com relação ao momento do atletismo, Adriano Moras acredita em um aumento de responsabilidade. “É um momento que nos impõe responsabilidades. Possivelmente esse patrocínio vai influenciar aqueles que gostariam de estar no lugar do Gabriel hoje. E essa é a nossa expectativa. O futuro é promissor e nos faltava esse impulso de um patrocínio individual”, reconheceu.

Sobre seus objetivos para os próximos anos, Gabriel não é nada modesto. “Meu sonho é ser o maior do Brasil”, afirmou o atleta, que afirma ter a própria Tamires como um exemplo no esporte. “Ele já tem um excelente histórico de treinamentos e resultados. Mas agora o trabalho terá um pouco mais de ‘peso nas costas’”, concluiu Moras.

O contrato, cujo valor do não foi divulgado, foi assinado pela mãe do atleta, uma vez que Gabriel ainda é menor de idade.

More in Atletismo