Connect with us

OLESC

Poliesportivo: Jaraguá encerra Olesc na quinta colocação geral

A 15ª edição dos Jogos da Juventude de Santa Catarina (Olesc) realizada entre os dias 28 de novembro e 5 de dezembro, em Jaraguá do Sul, encerrou no último sábado (5) com a premiação final, no Ginásio Arthur Muller. Durante sete dias, o município recebeu cerca de 3 mil atletas de 13 a 16 anos, oriundos de 75 municípios, que disputaram 14 modalidades e 27 troféus.

Competindo em casa, a delegação jaraguaense composta por aproximadamente 200 atletas superou a campanha do ano passado e subiu da sexta para a quinta colocação geral, com uma somatória de 70 pontos, conquistados através de oito troféus, sendo dois de ouro e seis de bronze, além de 36 medalhas, com oito ouros, onze pratas e dezessete bronzes. “Foram muitas medalhas e equipes subindo no pódio. Brigamos com cidades de grande porte e é muito difícil chegar na frente. Então o quinto lugar é muito bom. Principalmente nas modalidades coletivas mostramos que temos o melhor desenvolvimento de base no Estado”, destacou coordenador de núcleos esportivos da Fundação Municipal de Esportes e Turismo (FME), Benhur Sperotto.

A grande campeã da competição foi Joinville que somou 153 pontos, seguido por Criciúma (113), Blumenau (102), e Itajaí (78). De acordo com Sperotto, os dirigentes esportivos de todo Estado rasgaram elogios a organização da Olesc, após quase ter sido cancelada por questões econômicas. “A repercussão foi ótima. Para quem não ia ter Olesc, a organização de Jaraguá do Sul foi um sucesso, recebendo elogios da Fesporte e de todas as cidades presentes no evento. Tivemos uma equipe de trabalho sensacional e todas as delegações foram bem atendidas. Isso fez a diferença”, comentou.

Desempenho de cada modalidade jaraguaense:

Atletismo

Com 18 atletas, a equipe supervisionada pelo técnico Adriano Moras ficou em 8º lugar geral no masculino e 11º no feminino ao conquistar três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Destaque para Gabriel Tavares, campeão no decatlo e salto em distância, e Pâmela Maria, primeira colocada no salto com vara.

Basquetebol

O Basquetebol Feminino de Jaraguá tinha o sonho de conquistar o título, mas com quatro baixas importantes por lesão, a equipe comandada pelo técnico Julio César Patrício acabou perdendo nas semifinais para Criciúma. Nem por isso deixou de figurar entre os melhores do Estado ao ficar na terceira colocação com a vitória sobre Piçarras, superando a campanha de 2014, quando foi quarto lugar.

O Masculino treinado por Paxá Stange evoluiu significativamente de uma temporada para outra. Após a quarta posição no ano passado, os meninos tiveram uma campanha impecável em 2015, e conquistaram o título da modalidade com um triunfo sobre Blumenau na decisão por 67 a 40, fechando a disputa com 100% de aproveitamento.

Foto: Epa Machado/Fesporte

Foto: Epa Machado/Fesporte

Ciclismo

Das quatro categorias em disputa na competição (Cross Country, Team Relay, Bicicross e Estrada), Jaraguá do Sul participou apenas do Bicicross e por pouco não conseguiu medalhas. Em uma disputa acirrada com Criciúma, os jaraguaenses tiveram três atletas entre os dez melhores colocados, mas viu o pódio ser composto por um trio criciumense. Sob a supervisão de Valdir Moretti, a equipe ficou com o quarto lugar geral, superando a sétima posição de 2014.

Futsal

O Futsal Masculino não conseguiu manter a hegemonia na Olesc. Maior campeão do Estado com cinco taças, os comandados do técnico Luís Dalprá tiveram uma derrota amarga na semifinal contra Joinville, decidida apenas nos pênaltis, mas subiram no pódio ao derrotar Blumenau na disputa do terceiro lugar pelo placar de 1 a 0.

Handebol

A Olesc disputada em casa serviu para o handebol jaraguaense começar a resgatar sua tradição, em Santa Catarina. Com o trabalho de base bem executado pelo técnico Everton Sales, a categoria Feminina atingiu o objetivo de passar da primeira fase, mesmo sendo eliminado posteriormente por Itajaí, nas quartas de final.

O Masculino foi ainda mais longe. Após três vitórias na fase de grupos, a equipe passou por São José, nas quartas, mas perdeu a vaga na final para Caçador com uma derrota na prorrogação. Na briga pelo terceiro lugar, a equipe foi superior contra São Bento do Sul e garantiu o bronze com uma vitória por 22 a 19.

handebol olesc 2015

Judô

Com atletas apenas no naipe Masculino, Jaraguá do Sul foi oitavo colocado geral com 12 pontos somados e subiu duas posições com relação ao ano passado. Os destaques individuais da equipe supervisionada por Claudio Almeida foram Matheus Sgarbi e Renan Griebeler, bronzes nas categorias Ligeiro – 50kg e Super Ligeiro – 55 kg, respectivamente.

Karatê

O Karatê Feminino caiu da 4ª para a 11ª posição, mas conquistou uma medalha de bronze no individual com Mylena Barbosa, na categoria Kumite 40 até 45 kg. O Masculino teve uma evolução incrível com relação a 2014, subindo da 17ª para a 3ª colocação em 2015. Destaque individual para Lucas José Bueno , campeão no Kumite 40 até 45 kg.

Natação

Supervisionados por Ronaldo ‘Kiko’ Fructuozo, a natação jaraguaense conquistou onze medalhas, sendo cinco de prata e seis de bronze. Com os resultados, a equipe feminina composta por apenas quatro nadadoras ficou com a terceira colocação geral, melhorando o desempenho de 2014, quando foi sétimo. O masculino não conseguiu repetir o pódio do ano passado e caiu da terceira para a quinta posição.

Foto: Piero Ragazzi/OCP

Foto: Piero Ragazzi/OCP

Tênis de Mesa

Sob o comando do treinador Volnei Nass, o tênis de mesa superou as expectativas e melhorou os resultados de 2014. Disputado em três categorias, o Feminino pulou do quinto para o quarto lugar, apenas quatro pontos atrás do terceiro que foi Videira. O Masculino evoluiu ainda mais e subiu três posições, alcançando a sexta colocação geral.

Voleibol

O sonho de subir ao pódio foi novamente adiado para o Voleibol Feminino. Desde 2008 sem figurar entre as três melhores colocadas, a equipe treinada por Tatiana Altini foi eliminada na atual temporada para Guaraciaba por 3 sets a 2, nas quartas de final. O Masculino, comandado por Luiz Carlos ‘Kadylac’, teve uma trajetória imbatível na Olesc e mostrou a força da modalidade no Estado. A equipe chegou embalada na decisão pelas cinco vitórias consecutivas na competição e não deu chances a Concórdia, faturando o título com uma vitória por 3 sets a 1, parciais de 26/28, 25/13, 25/22 e 25/21. Esta foi a segunda conquista da modalidade jaraguaense na Olesc – a primeira foi em 2012.

voleibol olesc 2015

Xadrez

Com sete medalhas nas categorias individuais, sendo duas de ouro, uma de prata e quatro de bronze, além das disputas por Equipes, o xadrez de Jaraguá terminou a Olesc na quarta colocação geral no Masculino, repetindo o desempenho do ano passado, e terceiro lugar no Feminino, caindo uma posição em comparação a 2014. Os destaques individuais ficaram por conta de Gabriela Vercino e Gustavo Postein Doge, campeões no Blitz.

More in OLESC