Connect with us

Poliesportivos

Inclusão no esporte: nova entidade jaraguaense oferece treinos gratuitos a paratletas

Foto: Divulgação/Secel

Solidariedade! Em tempos de Covid-19, essa palavra ficou cada vez mais forte na vida de muita gente. E foi ela que fez com que um grupo de jaraguaenses lançasse um novo projeto: treinar paratletas sem cobrar nada por isso.

Como mais uma ferramenta de inclusão para a cidade, foi fundada a Jaraguá Associação Paradesportiva, que busca levar o esporte de forma gratuita para pessoas com deficiência, sejam elas físicas, intelectuais e/ou múltiplas.

A iniciativa é destinada tanto para quem quer seguir carreira como paratleta em competições, como aos que desejam apenas praticar o exercício físico como algo complementar na sua qualidade de vida.

Foto: Arquivo OCP News

Além disso, tem a oferta da iniciação ao esporte para pessoas que gostariam de desenvolver aptidões e habilidades em alguma modalidade específica.

Caso não tenha conhecimento, os professores auxiliam na descoberta do esporte que melhor se adapta à suas necessidades e preferências.

“A prática do esporte e exercício físico, além de auxiliarem na aquisição de aptidões físicas, também trazem novas perspectivas para o praticante, sejam elas como auxiliadoras em processos reabilitatórios como a manutenção da saúde e do bem estar mental e físico”, destaca o presidente Paulo Schramm.

Foto: Arquivo OCP News

Criada de forma independente, sem parcerias governamentais, a Jaraguá Associação Desportiva inicia as atividades em setembro, com treinos de kickboxing, em uma sede na Rua Venâncio da Silva Porto, n° 653, anexo ao CT Shekinah Capoeira.

As demais modalidades serão liberadas, conforme a demanda de interessados, já que a entidade ainda depende de parceiros como academias e outros locais para ceder espaço aos treinamentos.

Isso será um passo fundamental para alcançar um dos objetivos que é representar Jaraguá do Sul em competições dentro e fora de Santa Catarina.

“Queremos alcançar o máximo de pessoas com deficiência que pudermos, realizando a inclusão através do esporte. Para isso, nossa meta é ter uma sede própria com todos os equipamentos necessários para treinamentos como tatames, espelhos, aparelhagem e tecnologias assistivas”, finalizou Schramm.

Como participar

Para quem tem interesse ou queira indicar algum conhecido para participar do projeto, pode entrar em contato pelo whatsapp (47) 99605-0774, e-mail [email protected] ou pelo instagram @assoc.paradesportivajaragua.

O aluno receberá um formulário de inscrição, em que deverão ser preenchidos os dados pessoais, assim como a prática esportiva na qual gostaria de realizar ou que já realizava anteriormente.

A sede na Rua Venâncio da Silva Porto também estará aberta para maiores informações, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Busca por apoiadores

Com todos os treinamentos oferecidos de forma gratuita, os profissionais da Jaraguá Associação Paradesportiva estão se mobilizando para a aquisição de materiais de qualidade para as atividades, locais para treinamento e doações de empresas e também da comunidade.

Com isso, a entidade busca patrocinadores para ajudar o projeto. Empresas e pessoas físicas que queiram apoiar devem entrar em contato pelo telefone (47) 99605-0774 ou pelo e-mail presidente.jaraguaparadesportogmail.com.

More in Poliesportivos