Connect with us

Futebol

Matemática em campo: veja as possibilidades de classificação do Juventus na Série D

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

A vitória sobre o Esportivo por 1 a 0 no sábado (28) recolocou o Juventus no G-4 do Grupo A8 da Série D do Campeonato Brasileiro, a uma rodada do fim da primeira fase.

Mas o time jaraguaense, quarto colocado da chave com 17 pontos, está longe de ter sossego. São três concorrentes na luta pela classificação ao mata-mata, sendo que um é o adversário no último compromisso da fase de grupos.

Trata-se do Caxias, terceiro lugar com os mesmos 17 pontos, e mandante do confronto direto contra o Moleque Travesso, que acontece neste sábado, dia 4 de setembro, às 15h, no estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS).

Também estão na briga o Esportivo e o Marcílio Dias, ambos com 15 pontos, que jogam em casa contra Rio Branco-PR e Aimoré, respectivamente.

Mas entre o quarteto, apenas Caxias e Juventus chegam para essa rodada decisiva dependendo apenas das próprias forças para avançar.

Veja as combinações que favorecem o Juve

Se o Juventus vencer…

  • Estará classificado e na terceira posição do grupo. A vitória o levaria a 20 pontos, ultrapassaria o Caxias e não poderia ser alcançado por Esportivo ou Marcílio Dias, que chegariam no máximo a 18.

Se o Juventus empatar…

  • Chegará a 18 pontos e também poderá se classificar, mas somente em quarto colocado, pois o Caxias tem a mesma pontuação e leva vantagem no saldo de gols (2 a 1). E para pegar a vaga, dependerá dos resultados dos outros concorrentes diretos.
  • Se o Esportivo vencer, os dois times se igualam em 18 pontos e a vaga terá que ser decidida no primeiro critério, que é o saldo de gols. Hoje, a vantagem é do Juve de 1 para -1, ou seja, o time gaúcho não poderá vencer por mais de dois gols de diferença.
  • A situação de pontuação é a mesma em caso de vitória do Marcílio Dias. Porém, a diferença é que o Marinheiro tem -5 de saldo e só um triunfo por mais de seis gols de diferença eliminaria o Tricolor.

Se o Juventus perder…

  • A equipe jaraguaense estaciona nos 17 pontos e será obrigado a torcer para que Esportivo e Marcílio Dias não vençam seus jogos. Caso qualquer um dos dois supere os já eliminados Rio Branco-PR e Aimoré, alcança os 18 pontos e elimina o Juventus.

Vale ressaltar que duas vagas do Grupo A8 já foram asseguradas por Cascavel e Joinville, que se enfrentam na última rodada para decidir o primeiro colocado. Todos os jogos acontecem no sábado, às 15h.

Classificação do Grupo A8

More in Futebol