Connect with us

Jiu-Jitsu

Multicampeão nos tatames, massarandubense disputa Mundial de Jiu-Jitsu nos EUA

Beto Fadul representa a região do Vale do Itapocu no evento internacional | Foto: Arquivo pessoal

Entre quinta-feira (11 e sábado (13), a cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, será palco do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu.

E um atleta de Massaranduba presenteia o município, que completa 60 anos hoje, com sua participação no maior evento da arte suave do planeta.

O faixa preta João Alberto Matos Fadul Filho, mais conhecido como Beto Fadul, luta na categoria Master 4 – peso pena, que reúne atletas experientes e com muito tempo de tatame.

Para alcançar o sonho de ser campeão, o massarandubense de 47 anos terá que vencer quatro lutas.

Foto: Arquivo pessoal

O caminho é árduo, mas ele vem se preparando desde o mês de junho em terras americanas, onde passou períodos de treinos em algumas academias dos estados da Califórnia e em Idaho.

“Estou aprendendo muito sobre a mentalidade aqui nos Estados Unidos. O jogo mental é muito forte então eu aprendi muito a respeito disso como desestabilizar o oponente e se manter com mentalidade estável”, disse.

Representante da Escola Gracie Barra de Massaranduba, a qual é professor e fundador, Beto Fadul sabe que a missão de trazer a medalha de ouro não será fácil, mas mostra confiança em chegar ao feito.

“Estou muito confiante. Fiz a minha preparação aqui (Estados Unidos) com outro faixa preta do Brasil, montamos um Conto com a torcida de todos de Massaranduba, da minha escola Gracie Barra, de Jaraguá do Sul e região”, destacou.

História nos tatames

Natural de Belém (PA), Beto Fadul se mudou para Massaranduba junto com a família quando tinha apenas 4 anos de idade.

E foi na cidade da região do Vale do Itapocu que ele iniciou sua trajetória nos tatames. Mas se engana quem pensa que foi no jiu-jitsu.

Em 1985, com 11 anos, o garoto começou a treinar judô com o sensei Icracir Rosa. Não demorou muito e já vieram as competições.

Incentivado pelo pai, Beto participou de diversos eventos e acumulou conquistas a nível regional, estadual, nacional e internacional com o passar dos anos.

Beto na época de judô | Foto: Arquivo Pessoal

Até que, em 1999, quando se formava em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, em Blumenau, ele conheceu o professor de jiu-jitsu da Gracie Barra, Jorge “Vandamme” de Oliveira.

E foi amor à primeira vista. Tanto que os ensinamentos na renomada academia o fizeram abrir uma filial da Gracie Barra em Massaranduba, no fim de 2011, que traz um cunho social por dar oportunidades a crianças carentes de 10 e 12 anos através do apoio de empresas privadas.

Como atleta, já são 21 anos na arte suave, com inúmeros resultados expressivos, de faixa em faixa e ano após ano.

Em 2017, recebeu a coroação de faixa preta e se consolidou no ano passado ao ser campeão sul-brasileiro.

Massarandubense no pódio do Sul-Brasileiro | Foto: Arquivo Pessoal

More in Jiu-Jitsu