Connect with us

Poliesportivos

Dois jaraguaenses vão para disputa do Parajesc em Itajaí

Foto: Divulgação/Secel

A atleta Marcélli Vitoria Tomazi, de 15 anos, e o nadador Maurício de Souza Junkes, 16, são os representantes de Jaraguá do Sul na 12ª edição da etapa estadual dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc).

O evento ocorre de 11 a 14 de maio, em Itajaí, e reunirá cerca de 400 paratletas com idades entre 11 a 18 anos nas modalidades de atletismo, natação, tênis de mesa, bocha paralímpica e basquete em cadeira de rodas.

Acompanhada pelo técnico e guia Vanderlei Augusto Gessner, Marcélli tem deficiência visual e competirá no atletismo, nas provas de 100m e 400m, além de lançamento de disco. É a sua segunda participação nos Parajesc. Em 2021, em competição nacional, em São Paulo, conquistou ouro no salto em distância e prata nos 250m.

Da natação, Mauricio de Souza Junkes, portador de osteogênese imperfeita, doença hereditária que prejudica a formação correta dos ossos e os torna anormalmente frágeis, também segue para a sua segunda participação no evento e disputa cinco provas: 50m e 100m livre, 100m costas, peito e borboleta.

Da edição passada, em Blumenau, trouxe quatro ouros para Jaraguá do Sul. Com a técnica Verônica Paciello Matile, também teve destaque nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras 2022, organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB): 2º lugar nos 100 metros peito e 3º nos 100 metros borboleta.

Os Parajesc têm as modalidades divididas em deficiências física (DF), intelectual (DI) e visual (DV). A promoção é do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Itajaí.

Os melhores classificados integrarão a seleção de Santa Catarina na etapa regional Sul/Sudeste das Paralimpíadas Escolares, que ocorrem de 5 a 9 de setembro, em São Paulo. Além dos catarinenses, a competição terá a participação das seleções do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e do Espírito Santo.

A regional Sul das Paralimpíadas Escolares será seletiva para a etapa nacional da competição, prevista para ocorrer entre os dias 27 de novembro a 2 de dezembro, em São Paulo.

More in Poliesportivos