Connect with us

Futebol Americano

Time jaraguaense de Flag Football encara melhores equipes do Sul de olho na Copa Brasil

Foto: Divulgação/Sirius Breakers

A cidade de Curitiba (PR) recebe neste fim de semana a Copa Regional Sul de Flag Football Feminino, que serve como eliminatória para Copa Brasil. Entre os inscritos, está um time jaraguaense que vem crescendo na modalidade e chega forte em busca da vaga para competição nacional.

Trata-se do Sirius Breakers, fundado em 2019 com o fim do Corupá Buffalos, e hoje fixado em Jaraguá do Sul após junção com o Jaraguá Breakers, que já foi campeão do torneio e tricampeão estadual.

A equipe viaja para capital paranaense com um elenco formado por 15 atletas, de 16 a 43 anos de idade, todas de municípios da região do Vale do Itapocu, sendo duas naturais do México que já moram em Jaraguá do Sul: Marylu Barreda e Alejandra Ramos.

“Eu comecei a jogar Flag aqui. É um esporte bem comum no México que eu já conhecia, mas praticar mesmo foi em Jaraguá”, contou Marylu.

Marylu (D) em jogo da equipe jaraguaense | Foto: Divulgação/Sirius Breakers

“Conheci o Flag no México, mas quando cheguei no Brasil a primeira coisa que eu fiz foi procurar um time para jogar”, completou Alejandra.

O campeonato reúne os melhores times de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, que brigarão pelas três vagas oferecidas para Copa Brasil, marcada para o mês de setembro, em São Paulo.

O Sirius Breakers é o atual vice-campeão e agora chega comandado pelo técnico da seleção brasileira masculina de Flag, Artur Barcellos, para conquistar o título inédito.

“Acreditamos que a estratégia dele (Barcellos) veio a acrescentar bastante para equipe e que temos boas chances de título no campeonato”, disse Marylu.

Ascensão do Flag e sonhos do clube

Se o futebol americano caiu nas graças de muitos brasileiros e já está consolidado no país, o Flag luta para seguir o mesmo caminho e hoje apresenta uma grande ascensão.

São mais de 100 equipes ativas no Brasil, tendo Santa Catarina como um dos Estados mais fortes, inclusive com cinco meninas compondo a seleção brasileira.

“O Brasil tem o quarto melhor time do mundo e o esporte vem crescendo cada vez mais. Isso é muito importante para o desenvolvimento das atletas, dos nossos campeonatos e da modalidade como um todo”, destacou Alejandra.

A atleta mexicana também falou dos objetivos do Sirius Breakers, que sonha principalmente em criar uma escolinha para difundir o projeto na região.

“Não queremos apenas ganhar jogos, mas sim consolidar o Flag na região. O Rex é uma referência em Timbó e queremos fazer isso aqui. O maior sonho é ter uma escolinha para ensinar crianças desde cedo. O Flag é um esporte democrático e muito inclusivo para homens e mulheres de todas as idades, então queremos dar essa oportunidade”, finalizou.

Foto: Divulgação/Sirius Breakers

Sobre o Flag Football

O Flag Football é uma modalidade esportiva derivada do futebol americano e tem o mesmo objetivo de avançar a bola pelo território adversário e alcançar a zona final para marcar pontos, no caso, touchdowns.

Mas a grande diferença é que no Flag não precisa derrubar ou atingir o adversário para parar uma jogada. Basta retirar uma das fitas que os atletas usam presas na cintura.

Por esse motivo, para jogar Flag Football não é necessário usar todo aquele equipamento de proteção que os atletas de futebol americano usam, como capacetes e “ombreiras”.

Com isso, se torna é uma modalidade mais acessível e menos “intimidadora” para pessoas de todas as idades e tipos físicos.

More in Futebol Americano