Connect with us

Atletismo

O que falta para jaraguaense Simone Ferraz voltar às Olimpíadas? Entenda

Foto: Wagner Carmo/CBAt

Simone Ponte Ferraz fez história em 2021 ao ser a primeira atleta a representar Jaraguá do Sul em uma Olimpíada. A participação nos 3.000m com obstáculos nos Jogos de Tóquio motivou a fundista a tentar repetir o feito e voltar a disputar o maior evento poliesportivo do mundo.

Mas restando pouco mais de quatro meses para a edição de Paris, fica a pergunta: o que falta para a jaraguaense garantir sua vaga?

Existem duas formas para alcançar tal objetivo. Uma delas é o índice direto, caso consiga correr abaixo da marca de 9min23. A outra é pela soma de pontos no ranking mundial, assim como ela teve êxito no Japão.

Ao todo, serão 36 atletas na prova, sendo que Simone é atual 35ª colocada do ranking. Ou seja, se a Olimpíada acontecesse hoje, ela estaria confirmada em Paris. Porém, ainda restam muitas competições em 2024 e a corrida será intensa em busca das classificações.

“É agora que tenho que melhorar minha marca, estar nos grandes eventos, competir e dar o meu melhor”, ressaltou.

Para realizar o sonho novamente, a corredora da APA/Secel terá um calendário repleto de compromissos. Ela está na Colômbia há duas semanas, repetindo o camping que fez nos últimos anos, e permanecerá por mais 15 dias, antes de voltar ao Brasil para disputa do Troféu Adhemar Ferreira, em Bragança Paulista (SP).

De lá, segue para os Estados Unidos, onde fará um tour de três provas pelo país em abril, sendo duas dos 3.000m com obstáculos e uma dos 5.000m. Já em maio, terá o Ibero-Americano e dois GP’s, no Brasil.

No fim de mês, embarca para um novo tour no Exterior, desta vez na Europa, passando por países como Polônia e Inglaterra. O ciclo rumo a Paris será encerrado no final de junho, quando compete no Troféu Brasil de Atletismo.

“O Troféu Brasil fecha o ranking mundial, então até 30 de junho vou saber se estarei nas Olimpíadas ou não. Espero que sim e conto com a torcida de todos”, destacou Simone.

More in Atletismo