Connect with us

Atletismo

Atletismo: Simone Ferraz, a jaraguaense de Ponte Serrada

Atletismo: Simone Ponte Ferraz © Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

Ela nasceu na pequena Ponte Serrada, cidade do Oeste catarinense com pouco mais de 11 mil habitantes. Veio para Jaraguá do Sul na adolescência, em 2006, trazida pelo técnico Adriano Moras, que viu potencial na corredora franzina, mas de firmes passadas.

Logo de cara, Simone Ponte Ferraz mostrou o seu cartão de visitas. Foi medalhista de ouro nos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc), mostrando na pista de carvão do Clube Atlético Baependi que estava chegando para colocar seu nome na história do município.

Junto com seus bons resultados nas pistas (só neste ano foram duas medalhas de ouro nos Jogos Abertos de Santa Catarina e uma final de Troféu Brasil), vieram as propostas de outras cidades e equipes. Levando em consideração a parceria com o seu técnico, um histórico baixo de lesões, além do fato de se sentir muito bem morando aqui, Simone as recusou, mesmo sabendo que financeiramente sairia perdendo.

“Fiz a escolha certa, ao ficar por causa do método de treino. Estou muito feliz com os meus resultados. Fiz as minhas melhores marcas neste ano, o que significa que estou no caminho certo. As coisas estão certas, subindo degrau a degrau, como tem que ser”, ponderou.

Por outro lado, para compensar a parte financeira, Simone precisa conciliar sua agenda de treino com o trabalho em sua empresa de assessoria esportiva. “Minha vida é bem corrida. Hoje a gente não consegue se dedicar só às pistas. Precisa ter uma renda a mais”, reconheceu. Mas, como o seu nome já se tornou uma marca, um sinônimo de qualidade na modalidade, a busca por clientes não fica tão complicada. “Isso é gratificante. As pessoas me procuram porque sou a Simone do atletismo. Tem um significado bem especial para mim”, disse.

Para os próximos anos, seus sonhos incluem recordes e os Jogos Olímpicos. “Minha pretensão é continuar sendo competitiva por pelo menos mais dez anos. De preferência, mantendo a tradição do ouro”, disse. “Pretendo continuar batendo metas e recordes, mantendo o nível do Troféu Brasil. Também sonho com as Olimpíadas, que serão no Brasil”, acrescentou.

Consciente, Simone sabe que o sonho de disputar as Olimpíadas passa pelo fato de competir mais vezes e nos grandes centros. “Preciso de mais competições. Onde estamos, sofremos com a falta de provas. Para o atleta chegar a um nível olímpico, precisa entrar num ritmo de competições bom”, informou.

Mas, não existem motivos para duvidar que ela chegue lá. No auge da forma física e técnica, Simone faz parecer brincadeira as provas de fundo do atletismo. Vendo ela correr, distâncias como 1.500, 3.000, 5.000 e até 10.000 metros não parecem tão cansativas como realmente são.

“As pessoas acham que eu corro com facilidade, mas eu me preparo para isso. Tenho minhas dificuldades. Treino debaixo de sol e chuva. O segredo para tudo isso é a disciplina. Tenho o atletismo como prioridade, não falto aos treinos e sou absolutamente dedicada. Minha vida é regrada, de bons hábitos. Acredito que essa seja a fórmula para correr com facilidade”, alertou.

Feliz, esta jaraguaense nascida em Ponte Serrada, hoje com 23 anos, celebra a escolha de deixar o Oeste para brilhar em nossa cidade. “Tudo mudou ao longo desses anos. Mas me dediquei para isso. Me sinto jaraguaense e visto a camisa de Jaraguá do Sul com amor”, reconheceu. “A melhor recompensa que você pode ter é ser bem recepcionada por uma cidade e foi isso o que aconteceu comigo. Se não fosse as pessoas me acolherem tão bem, eu não estaria onde estou”, finalizou.


FICHA TÉCNICA:

SIMONE PONTE FERRAZ
Nascimento: 12/03/1990 (23 anos)
Naturalidade: Ponte Serrada (SC)
Modalidade: Atletismo
Especialidades: 1.500 metros raso e 3.000 metros com obstáculos
Peso: 55kg
Altura: 1,63m

More in Atletismo