Connect with us

Basquete

Jaraguaense acerta com time de basquete do RJ para jogar Ligas Brasileira e Sul-Americana

Julia Schmauch se apresenta na equipe LSB no fim deste mês | Foto: Divulgação

Formada nas categorias de base do Basquete Jaraguá e com passagem por dois grandes clubes paulistas, além da seleção brasileira de base, Julia Schmauch está prestes a iniciar um novo desafio na carreira.

A jaraguaense de 22 anos foi anunciada, na noite de segunda-feira (11), como reforço da LSB, da cidade de Mesquita, única equipe representante do Rio de Janeiro na Liga de Basquete Feminino (LBF), a divisão de elite da modalidade no Brasil.

O convite surgiu após a ala ter sua ida adiada aos Estados Unidos, onde recebeu bolsa para jogar e estudar por um Junior College da NJCAA (National Junior College Athletic Association),

Por conta da pandemia de Covid-19 e sem emissão de vistos ao país, ela não conseguiu viajar em dezembro e agora tem a esperança de ir aos EUA no segundo semestre, quando inicia a próxima temporada.

Foto: Divulgação

Até lá, defende o time carioca na LBF e no Consubasquet, que é a Liga Sul-Americana de Basquete Feminino. O clube da Baixada Fluminense é o único representante brasileiro no torneio.

“A LSB é um time muito jovem, com jogadoras novas que buscam se consolidar no profissional, assim como eu. Além disso eles possuem um corpo técnico muito atencioso, que foram fatores importantes na minha decisão”, destacou Julia.

A jaraguaense se apresenta oficialmente no dia 30 de janeiro e já inicia preparação para o primeiro desafio na temporada, que será em 11 de março, pela Liga Sul-Americana.

“Eu estou bem animada com esse novo desafio, sei o que a equipe espera de mim, e que será um espaço onde terei muita oportunidade de mostrar meu jogo”, afirmou.

Trajetória no basquete

Descoberta no polo de basquete desenvolvido na escola Anna Towe Nagel, Julia Schmauch jogou até os 14 anos na base de sua cidade natal, onde conquistou inúmeros títulos estaduais, troféus de cestinha e convocações para seleções catarinense e brasileira.

Depois, se mudou para Osasco-SP, onde passou a defender o ADC Bradesco, um dos maiores clubes de basquete feminino no Brasil.

Por lá, se sagrou campeã bicampeã paulista e ganhou o status de melhor atleta do clube por três anos, uma no Sub-17 e duas no Sub-19.

Foto: Divulgação

Além disso, voltou a representar a seleção brasileira, conquistando o segundo lugar na Copa América Sub-16, em 2015, quando fizeram história ao vencer os Estados Unidos na semifinal, e participou do Mundial Sub-17, em 2016, na Espanha, onde ficaram em 13° lugar.

Após cinco anos no ADC Bradesco, Julia se transferiu para o Sesi Araraquara-SP no ano passado, para fazer sua estreia na categoria adulta e na LBF (Liga de Basquete Feminino), principal competição do Brasil.

More in Basquete