Connect with us

Futebol Americano

Destaque no Brasil, jaraguaense vive experiência no futebol americano da Espanha

Eduardo Peters já vem jogando no Zaragoza Hurricanes | Foto: HortaZgz

Com o futebol americano cada vez mais difundido no Brasil, alguns talentos estão chamando atenção de equipes de fora do país. Esse intercâmbio vem crescendo nos últimos anos e chegou a vez de um jaraguaense viver a experiência inédita longe de sua terra.

Atual campeão brasileiro, Eduardo Peters deixou o Timbó Rex para jogar no Zaragoza Hurricanes, da Espanha, que está na LNFA Série A, principal liga da modalidade no país.

“O fato de ser campeão nacional deu uma alavancada na minha imagem. Eles viram vídeos meus e gostaram, então começamos a conversar para eu jogar no país”, contou.

Jaraguaense com a camisa do T-Rex | Foto: William Anacleto

O offensive line de 26 anos já está no Velho Continente e fez os dois primeiros jogos com o novo time na competição, que acabou terminando com duas derrotas apertadas. Serão mais seis partidas na fase regular para o Zaragoza se recuperar e buscar a classificação aos playoffs.

Peters chegou justamente com esse objetivo, uma vez que seu contrato tem duração conforme o desempenho da equipe na liga.

“Aqui é um mundo de novas oportunidades, então quero tentar permanecer aqui ou em qualquer outro time europeu antes de voltar ao Brasil”, relatou.

Além de atuar fora do Brasil, o jaraguaense está tendo a oportunidade de se dedicar exclusivamente ao futebol americano pela primeira vez na carreira. Uma rotina bem diferente da vivida no país de origem, onde precisava dividir a rotina de academia e treinos com o trabalho.

“É incrível estar vivendo apenas do esporte. Consigo me dedicar, estudar muito mais isso e focar meus treinamentos. Eu também consigo descansar, o que é muito difícil quando se tem uma rotina dupla”, disse.

Essa prática desgastante também é comum para muitos jogadores espanhóis. Segundo Peters, a realidade do futebol americano no país europeu é semelhante ao Brasil, mas a grande diferença fica por conta da estrutura.

“O Brasil está muito próximo do futebol americano da Espanha, que tem a mesma realidade do nosso país, com poucos jogadores contratados, sendo pagos realmente e muitos jogando por amor ainda. É uma liga que tem seu valor, mas tem um nível bem parecido com do Brasil. A diferença é na estrutura, que aqui (Espanha) é mais avançada e por eu estar vivendo uma realidade diferente. Era um atleta que não costumava receber pra jogar e hoje tenho contrato”, destacou.

Trajetória no esporte e sonhos

Não foi no futebol americano que Eduardo Peters iniciou sua carreira no esporte. Em 2011, ele recebeu convite para entrar na equipe de atletismo de Jaraguá do Sul e se destacou pela cidade conquistando inúmeras medalhas no arremesso de peso e lançamento do martelo. Entre elas, nos Joguinhos e Jogos Abertos de SC.

O esporte da bola laranja só entrou em sua vida em 2014 após o pedido de um amigo. O começo se deu no Jaraguá Breakers, onde ganhou espaço em sua posição. Duas temporadas depois, ele defendeu o Joinville Redlions, mas voltou para o Breakers em 2017.

Peters na época de Breakers | Foto: Overtime do FA

O offensive line ficou mais dois anos no time jaraguaense e ajudou no vice-campeonato da Liga Nacional até decidir parar de jogar por conta da faculdade. Em 2021, retornou ao campo para vestir a camisa do Timbó Rex, um dos principais clubes do Brasil, em que se sagrou campeão brasileiro de 2022, pouco antes de acertar com o Zaragoza Hurricanes.

“Quero jogar o melhor nível que puder pra garantir novas oportunidades dentro do esporte, chegar a novos lugares e novos times. Esse intercâmbio é incrível. Um grande sonho seria conquistar algum título fora do país”, finalizou.

More in Futebol Americano