Connect with us

+ Esportes

Jaraguaense realiza sonho no Mundial de Skyrunning na Itália

Foto: Arquivo pessoal

Até onde vai o companheirismo para ajudar alguém a realizar um sonho? Para Ruan Matheus Schroeder, a solidariedade fez com que ele embarcasse para Piemont, na Itália, onde representa o Brasil no Mundial Juvenil Skyrunning, uma das modalidades de corrida de montanha.

Após o envolvimento de muitas pessoas que contribuíram através de uma ‘vaquinha virtual’ e anônimamente, o jaraguaense de 21 anos conseguiu recurso e chegou no início nesta semana ao Velho Continente para disputa do grande evento, que inicia nesta quinta-feira (3) e vai até domingo (6).

O atleta da Body.Lab integra a maior delegação brasileira na história da categoria, formada por 18 selecionáveis. Ele participará das distâncias de 3,3km com 1.000m de desnível positivo, e de 21,2km com 2.200m de desnível positivo.

Ruan (segundo da direita para esquerda) com a equipe brasileira | Foto: Arquivo pessoal

A equipe nacional já realizou os primeiros treinos no local e Ruan falou da expectativa para a prova.

“Chegamos na Itália na terça-feira (1º) e fizemos um treino leve por um dos percursos que vamos correr. Deu para ter uma noção que vai ser uma prova muito forte com um ganho de altimetria bem forte. Pretendo concluir a prova o melhor possível para poder realizar a outra parte no outro dia e poder ajudar na pontuação por equipe”, disse.

Ruan durante o treino na Itália | Foto: Arquivo pessoal

A prova percorrida nas montanhas italianas de Gran Sasso poderá ser acompanhada pelos perfis do Instagram da Skyrunning World Series e Skyrunning Brasil. Independentemente do resultado, Ruan Matheus Schroeder já pode se considerar realizado por defender o país no maior evento do esporte.

História nas corridas

Ruan começou a pegar gosto pela corrida quando entrou para o exército, mas o destaque mesmo só veio após deixar a corporação e passar a treinar em uma assessoria especializada. O sucesso acabou sendo natural. Em um ano e meio no esporte, o jaraguaense já fez 10 provas oficiais e conquistou medalhas em nove.

Entre as mais marcantes, segundo ele, estão a Meia-Maratona de Pomerode, a Corrida 104 Anos 62 BI de Joinville, onde fez seu melhor tempo, e a Jaraguá Sky Marathon em abril, quando foi quinto colocado geral do Juvenil, além de terceiro na categoria Sub-23.

“Eu confesso que nem passava pela minha cabeça ficar entre os três melhores da minha categoria pelo fato de ser uma prova de nível muito alto. Fiquei realmente surpreso e muito feliz com o resultado”, declarou.

Atleta na Jaraguá Sky | Foto: Arquivo pessoal

Sobre os sonhos, o corredor prefere ainda não projetar o futuro, mas sim evoluir diariamente para conquistar novos resultados de destaque.

“Ainda não tenho um grande sonho, mas tenho alguns objetivos no esporte, que é sempre melhorar minha performance, conseguir realizar provas diferentes e sempre estar feliz fazendo aquilo que eu amo e me sinto bem fazendo”, destacou.

More in + Esportes