Connect with us

Handebol

Talento do handebol jaraguaense acerta com grande clube do Brasil

Foto: Divulgação

O ano é novo, mas a cartilha já é antiga: Jaraguá do Sul segue fornecendo talentos para grandes clubes do Brasil nas mais variadas modalidades. E na largada de 2023, um jovem do handebol masculino surge como mais um expoente desse celeiro da cidade.

Aos 16 anos, Gustavo Cosser Martins acertou com o Taubaté, equipe paulista tetracampeã do Pan-Americano e hexa do Brasileiro.

Com passagens pela base jaraguaense, de Joinville, Tubarão, Itajaí e Pinheiros (SP), o ponta direita assinou contrato de um ano com o time do interior de São Paulo, em que vai defender no Campeonato Brasileiro de Clubes Juvenil (18 anos) e Paulista Juvenil.

“Minha família não sabia ao certo se seria bom eu ir, pois é longe. Mas a proposta era muito boa para se recusar, além de ser um clube com história no handebol brasileiro. Disputaremos campeonatos de altíssimo nível e muito competitivos, onde devemos ir bem preparados para conseguirmos as melhores colocações, e sei que com o trabalho que eles têm, é possível chegar em uma final e sair com o título”, disse.

Natural de Uruguaiana (RS), Gustavo chegou em Jaraguá do Sul com apenas 6 anos de idade e foi no município onde deu seus primeiros passos no handebol. Por isso, se considera um ‘jaraguaense de coração’ e valoriza sua formação na cidade para trilhar um caminho de sucesso no esporte.

“Sou muito grato pelos meus treinadores em Jaraguá, o Adair Eleuterio, Ricardo Meier e em especial o Everton Sales. Foi com eles que aprendi a amar esse esporte, sempre sendo bem assessorado e incentivado, o que vou levar para sempre comigo essa gratidão. Foi com eles que aprendi todas as técnicas e fundamentos do handebol, formas de me posicionar dentro da quadra, arremessos e estratégias. Sem dizer do comprometimento com os treinos e academias diárias”, contou.

Foto: Divulgação

Os objetivos não param por aí. De acordo com o atleta, os sonhos vêm sendo realizados a cada ano com a disputa de campeonatos importantes e muitas vezes finalizados com títulos.

Em 2022, por exemplo, foi campeão estadual e convocado para a seleção catarinense. Para atual temporada, as metas já são diferentes.

Almejo poder servir a equipe de Taubaté da melhor forma possível. Sonho em ser campeão paulista de handebol, disputar o Campeonato Brasileiro por eles, e, quem sabe, ser convocado para seleção brasileira juvenil de handebol”, declarou.

Trajetória no handebol

A história de Gustavo Martins com o handebol não é muito antiga. Foi em 2017 que ele teve sua primeira experiência na Escola Gertrudes Steilein Milbratz, no bairro Rio da Luz. E não demorou muito para chamar a atenção.

O ponta se destacou logo em seu primeiro campeonato municipal escolar e foi chamado para treinar com o time de Jaraguá do Sul. Foram três anos defendendo a cidade, sendo campeão estadual mirim e vice da Olesc em sua primeira participação, além de outras conquistas estaduais.

Com o destaque, ele acabou emprestado para duas grandes equipes catarinenses. Em Joinville, se sagrou campeão e foi nomeado melhor ponta direita do Estadual Infantil, enquanto em Tubarão, levou o título da Copa SC.

Em 2020, partiu para São Paulo em busca do maior salto na carreira e conseguiu no primeiro momento ao passar na seletiva do Esporte Clube Pinheiros, um dos mais tradicionais do país. Porém, precisou voltar para Jaraguá do Sul por conta da pandemia.

Após um tempo sem competir, ele se transferiu para Itajaí em meados de 2021 e permaneceu até o fim do ano passado. Nesse período, teve a oportunidade de jogar seu primeiro Brasileiro de Clubes e ficar em quinto lugar.

Além disso, foi novamente vice-campeão da Olesc, ganhou a Liga Santa Catarina Cadete, e, pela primeira vez, representou Santa Catarina no Brasileiro de Seleções Cadete, ficando na segunda colocação e sendo eleito o melhor ponta direita do campeonato.

Em seis anos de carreira, Gustavo soma aproximadamente 17 conquistas de equipe ou individual e espera manter essa sequência vitoriosa no Taubaté.

More in Handebol