Cria do handebol de Jaraguá do Sul, Gustavo Cosser Martins já tem muito o que comemorar logo em sua primeira temporada defendendo o Taubaté. O ponta ajudou o tradicional time paulista a conquistar o título do Campeonato Brasileiro de Handebol Juvenil, disputado na cidade de Pará de Minas (MG).
Após se classificar como líder de sua chave na primeira fase, o Taubaté passou pelo CRB na semifinal ao fazer 28 a 21 e depois sagrou-se campeão nacional ao vencer Itajaí na grande final, pelo placar de 26 a 24.
A equipe do jaraguaense agora vai em busca do título estadual de São Paulo, competição em que ocupa o terceiro lugar, atrás do Pinheiros e Herkules.
“Com a conquista do Brasileiro, estou muito esperançoso para o Paulista. No torneio nacional conseguimos superar o Herkules, time que havíamos perdido dois jogos, e isso nos dá muita esperança para levar o título estadual”, disse o atleta.
Aos 17 anos, Gustavo Martins iniciou sua trajetória em Jaraguá do Sul e se destacou na base, antes de defender outros clubes como Joinville, Tubarão, Itajaí, Pinheiros (SP) e o atual Taubaté, tetracampeão do Pan-Americano e hexa do Brasileiro na categoria adulta.
História no esporte
Natural de Uruguaiana (RS), Gustavo chegou em Jaraguá do Sul com apenas 6 anos de idade e foi na Escola Gertrudes Steilein Milbratz, no bairro Rio da Luz, que deu seus primeiros passos no handebol, em 2017. E não demorou muito para chamar a atenção.
O ponta se destacou logo em seu primeiro campeonato municipal escolar e foi chamado para treinar com o time de rendimento da cidade, que defendeu por três anos, sendo campeão estadual mirim e vice da Olesc, além de outras conquistas estaduais.
Com o destaque, acabou emprestado para duas grandes equipes catarinenses. Em Joinville, se sagrou campeão e foi nomeado melhor ponta direita do Estadual Infantil, enquanto em Tubarão, levou o título da Copa SC.
Em 2020, partiu para São Paulo em busca do maior salto na carreira ao passar na seletiva do Esporte Clube Pinheiros, um dos mais tradicionais do país. Porém, precisou voltar para Jaraguá do Sul por conta da pandemia.
Após um tempo sem competir, ele se transferiu para Itajaí em meados de 2021 e permaneceu até o fim do ano passado. Nesse período, teve a oportunidade de jogar seu primeiro Brasileiro de Clubes e ficar em quinto lugar.
Além disso, foi novamente vice-campeão da Olesc, ganhou a Liga Santa Catarina Cadete, e, pela primeira vez, representou Santa Catarina no Brasileiro de Seleções Cadete, ficando na segunda colocação e sendo eleito o melhor ponta direita do campeonato.
Até que chegou a proposta do Taubaté, com quem assinou contrato de uma temporada para jogar na equipe Juvenil.
- Meninas do handebol jaraguaense são vice-campeãs de torneio continental
- Jaraguá do Sul soma vitórias na estreia da Liga SC de Handebol Infantil
- Handebol de Jaraguá do Sul vai à fase final da Liga SC Sub-16 Masculino com 100%
- Meninas do handebol jaraguaense garantem vaga às finais da Liga SC Sub-16
- Jaraguaenses do handebol são vice-campeões do Brasileiro de Seleções Cadetes