Connect with us

Futebol Americano

Football: Heroico, Jaraguá Breakers é campeão brasileiro de 2013

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

Emocionante. Dramático. Chorado. Suado. Heroico. Estas e outras inúmeras palavras descrevem como foi a final do Torneio Touchdown, um Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, realizada no último sábado (14), no Estádio João Marcatto. Diante de cerca de 4 mil espectadores, o Jaraguá Breakers (Madalena/Avell/Jaraguá do Sul Park Shopping) conquistou, pela primeira vez na sua história, o título da competição e de forma impressionante.

Quando o título já parecia distante por estar 11 a 8 para o Flamengo FA e restando apenas 15 segundos para o término da partida, o ‘head coach’ Dennis Prants mostrou porque é um dos melhores do Brasil e sacou o quarterback norte-americano Julian Banks para colocar o seu reserva, Jackson Kestring, o popular Canarino.

E deu certo. No que poderia ser o último lance de ataque para os jaraguaenses na partida, Kestring lançou a bola oval perto da ‘end zone’ para o ‘strong safety/wide receiver’ Jacob Payne, que levou a melhor sobre dois adversários rubro-negros e marcou o touchdown que definiu o confronto (15 a 11), fazendo o João Marcatto tremer de alegria e emoção. “Sempre procuro treinar esses passes longos para os recebedores, hoje acabei sendo premiado, justamente quando o time mais precisava”, reconheceu Canarinho.

Com estes pontos decisivos, Payne acabou sendo eleito o grande destaque da final, já que logo no início do segundo tempo havia marcado o primeiro touchdown dos Quebradores, após longa corrida e passando por vários adversários. Além disso, o norte-americano foi escolhido pela organização como o melhor jogador da temporada. Outro destaque do time foi o ‘wide-receiver’ Tiago Dalcanale, que recebeu o prêmio de melhor jogador de ataque.

Além do título, o Breakers fez história ao fechar o campeonato invicto (dez vitórias em dez jogos), com o melhor ataque (332 pontos convertidos) e a melhor defesa (44 pontos sofridos). Também se tornou o primeiro clube de Santa Catarina campeão nacional de futebol americano.

“Tem uma palavra que está na nossa frase, que define tudo o que se passou no ano inteiro: família. Independente de onde o jogador seja, quando ele está aqui nos tornamos um só, como uma família. E isso foi fundamental para conquistarmos o título”, disse Dalcanale.

Já Prants destacou o apoio maciço da torcida jaraguaense. “Não existe no Brasil uma torcida igual a essa. Tem muito time no ‘soccer’ (futebol) que não tem isso. Então, só temos que agradecer pelo carinho que nos deram durante todo ano”, afirmou.

Fundador da equipe e autor de dois importantes pontos na final, o ‘wide receiver’ Everton Gnewuch desabafou. “Não queremos tirar o espaço de ninguém em Jaraguá do Sul. Queremos conquistar o nosso. O futebol americano é um esporte diferenciado, onde existe muito respeito dentro e fora de campo. Todos nós trabalhamos e pagamos mensalidade para jogar na equipe”, desabafou emocionado, antes de erguer o Troféu André José Adler e a festa tomar conta de Jaraguá do Sul.

More in Futebol Americano