Connect with us

Lutas

Taila Santos estreia na PFL com vitória por finalização no primeiro round

Foto: Divulgação/PFL

Taila Santos mostrou ao mundo o porquê é considerada uma das grandes contratações da Professional Fighters League (PFL) na temporada. Com uma performance irretocável na noite de quinta-feira (4), a jaraguaense venceu a compatriota Ilara Joanne por finalização ainda no primeiro round, em luta do peso-mosca, em San Antonio, nos Estados Unidos.

O confronto iniciou com bons momentos de trocação até que Taila conseguiu levar a oponente para o chão e conectar vários golpes. Ilara tentou escapar, mas a cria de Jaraguá do Sul aproveitou o momento e foi para suas costas, onde finalizou com um mata-leão.

Foto: Divulgação/PFL

O Brasil contou com quatro representantes no pontapé inicial da edição 2024 do evento e apenas Taila Santos conseguiu vencer, somando seis pontos na primeira rodada e chegando ao 20º triunfo em 23 combates no MMA profissional.

Vale lembrar que na PFL cada atleta disputa duas lutas na primeira fase. A vitória vale três pontos, e pontos extras são recebidos caso vença antes da decisão dos juízes (se vencer no primeiro round, leva três pontos; se vencer no segundo, dois; e no terceiro, um).

O cruzamento dos confrontos é feito pela organização e os quatro que somarem mais pontos se classificam para os playoffs.

Na semifinal, o primeiro colocado da fase inicial enfrenta o quarto, enquanto o segundo enfrenta o terceiro. Em caso de lesão ou qualquer impossibilidade de participação, os lutadores que ficaram nas posições seguintes são convocados como substitutos.

Os vencedores das semis se enfrentam na final, no principal show do ano, onde o vencedor fatura o cinturão da categoria e o cobiçado prêmio de US$1 milhão (cerca de R$ 5 milhões).

Essa foi a primeira apresentação de Taila desde que foi dispensada do UFC, o qual foi uma das revelações do Contender Series Brasil em 2018 e somou quatro triunfos e três reveses em quatro anos, além de ter disputado o cinturão e ter sido a única que quase venceu Valentina Shevchenko, campeã dominante dos moscas.

Trajetória de Taila no UFC

Taila Santos assinou contrato com o Ultimate em 2018, quando venceu Estefani Almeida no Contender Series. A estreia oficial no maior evento da modalidade no mundo foi no ano seguinte, com uma derrota para a italiana Mara Borella em decisão dividida.

Porém, engatou depois uma sequência de quatro vitórias sobre a inglesa Molly McCann, a canadense Gillian Robertson, a norte-americana Roxanne Modafferi, e a escocesa Joanne Wood entre 2020 e 2021.

A série invicta a credenciou para disputa do cinturão dos moscas com Valentina Shevchenko, em junho de 2022. A jaraguaense deu a luta mais difícil até então à quirguiz e ficou muito perto de conseguir desbancar uma das campeãs mais dominantes do UFC, mas perdeu em decisão dividida, avaliada como injusta para muitos especialistas.

Pela boa performance, Taila pleiteou uma revanche contra Shevchenko. No entanto, não teve seu pedido atendido e só voltou a lutar em agosto passado, somando o segundo revés consecutivo, desta vez para americana Erin Blanchfield por decisão unânime.

More in Lutas